Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Projeto RECOR Alagoas restaura nascentes no rio Coruripe

Ações em prol do rio Coruripe são desenvolvidas em cinco municípios de Alagoas

Publicado por Bruna Cabral
há 9 anos

Projeto RECOR Alagoas restaura nascentes no rio Coruripe

Água fonte de vida. É sob essa premissa que o Projeto RECOR chega ao segundo biênio (2014-2016) de atuação na Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe. Selecionado pelo Programa Petrobras Socioambiental, o RECOR atua diretamente nas três regiões da Bacia do Coruripe através dos municípios de Coruripe, Teotônio Vilela, Junqueiro, Limoeiro de Anadia e Igaci. O projeto é uma realização da AGERH e tem apoio do Comitê da Região Hidrográfica do Coruripe (CRHC) e das Usinas Seresta e Coruripe.

Projeto RECOR Alagoas restaura nascentes no rio Coruripe

Em sua segunda edição, o Projeto RECOR - Restauração do Rio Coruripe - tem como objetivo principal a promoção de ações voltadas para restauração dos recursos hídricos e naturais ao longo da região hidrográfica do Coruripe. Serão restauradas formações florestais, 130 hectares de mata ciliar e 50 nascentes em ambientes distribuídos desde a região do alto ao baixo curso do rio, com foco na recuperação e conservação dos recursos hídricos.

Projeto RECOR Alagoas restaura nascentes no rio Coruripe

Em parceria com outras entidades, o RECOR desenvolve também um importante trabalho de pesquisa científica voltado para registro e monitoramento de espécies de fauna e flora da Mata Atlântica que farão parte do inventário da bacia do Coruripe. As campanhas de fauna e flora acontecem para diagnosticar a presença de espécies que são importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental.

Projeto RECOR Alagoas restaura nascentes no rio Coruripe

RECOR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - O Projeto RECOR aborda processos que estão sendo intensamente vividos pelos professores, estudantes, comunidades, associações, comitês de bacias e núcleos familiares. Através de oficinas, cursos, seminários, palestras e trilhas interpretativas o RECOR apresenta e introduz a educação ambiental como parte fundamental na vida das pessoas.

Projeto RECOR Alagoas restaura nascentes no rio Coruripe

O Projeto RECOR desenvolve seu trabalho de educação ambiental baseado nos importantes conceitos e metodologias como a Lei Nacional de Meio Ambiente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei de Política Nacional de Educacao ambiental, por exemplo. Na 2ª fase de projeto, já foram realizados diversos cursos e palestras nos cinco municípios da bacia do Coruripe contemplados pelo projeto. Cursos como "Formação em Multiplicador Ambiental", técnicas de cultivo e utilização de plantas medicinais e palestra sobre "Curiosidades da Mata Atlântica" estão no mote de ações.

Projeto RECOR Alagoas restaura nascentes no rio Coruripe

RECOR PRIMEIRA FASE - Entre 2011 e 2012, o Projeto RECOR – Restauração do Rio Coruripe - atuou na recuperação de matas ciliares na região do Médio Coruripe. As cidades beneficiadas diretamente foram Teotônio Vilela e Junqueiro. O projeto RECOR teve como tema transversal a educação ambiental. Os resultados do primeiro biênio de atuação foram maiores do que a expectativa.

Projeto RECOR Alagoas restaura nascentes no rio Coruripe

O Centro de Produção de Mudas do RECOR foi ampliado e agora produz cerca de 100 mil mudas por ano, foram recuperados 80 hectares de mata ciliar, 165 mil mudas de mata nativa foram plantadas, as atividades de educação ambiental contaram com mais de 600 professores, 90 gestores ambientais, quase 6 mil crianças e jovens, 56 lideranças comunitárias, 112 membros de comitê de bacia, foram realizados 27 cursos, 56 palestras e 10 oficinas. Também foram feitas 55 trilhas interpretativas na RPPN Madeiras e Gulandim. Diante desse quadro, foram mais 8.800 pessoas beneficiadas diretamente pelas ações do projeto. Também fruto dessa fase, a equipe do RECOR publicou um importante livro com um balanço de todas as atividades realizadas durante esses dois anos. No livro é possível conferir informações sobre a AGERH, o Comitê do Coruripe além dos resultados de pesquisa de fauna, flora, reflorestamento, educação ambiental dentre outros.

  • Publicações1
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1479
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-recor-alagoas-restaura-nascentes-no-rio-coruripe/169978276

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Precisamos de mais projetos que funcionem como este, pois sabemos que se preservarmos as matas agua não vai faltar e a fauna,flora e a humanidade agradecem continuar lendo

Arrasou, Hermann! O segredo e as respostas estão na natureza, o ser humano que as vezes parece que esquece disso...Gratidão pelo comentário. continuar lendo